sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dicas para os novatos nas redes sociais

Eu não sou nenhum "expert", mas deixo-vos algumas sugestões de ferramentas gratuitas para difundirem a vossa mensagem se inserirem nas redes sociais.

1. O nome que te identifica
2. Um endereço de e-mail
3. Sites a registar/utilizar
4. Controlar o trafego
5. Apoio ao Twitter


1. O nome que te identifica

Primeiro de tudo, deverão escolher um "nome" para serem identificados para cada rede social, poderão escolher o mesmo para todas (se estiver disponível), e até é mais aconselhável para que as pessoas que estão interessadas possam identificar/procurar mais sobre ti, tal como em motores de busca, procurando por o "nome" que escolhes-te, serão apresentados os resultados dos vários sítios onde te encontras. Tenta encontrar um nome único e que melhor te identifique. Será melhor manter o mesmo "nome" para todos os sites, para o utilizador melhor se lembrar, o objectivo chave é um utilizador te podes indentificar idependentemente do serviço que estejas a usar.
Por exemplo eu, ao pesquisar no Google por "jomirife", todos os resultados são sobre mim, porque não existe outro "jomirife" no mundo :)


2. Um endereço de e-mail

Se estás agora a criar a tua pessoa nas redes sociais, será melhor criares um novo e-mail, associado ao nome que escolheste acima, o mesmo nome de preferência. Tenta ao máximo ter um "nome" constante.
Sugiro que registes no Gmail (Serviço Google), porque oferece mais segurança e para registares em sites como "YouTube", "Picassa", "Blogger", etc., não precisas de voltar a registar porque são serviços da Google, usas sempre o mesmo login e password.


3. Sites a registar/utilizar

Para difusão de informações, o que estás a fazer, o que vais fazer, o que fizeste, entre muitas outras coisas como referenciar links para as tuas páginas e mostrar os teus trabalhos.

Para colocação de imagens, fotografias e explicação de eventos ou trabalhos.

Par colocação de vídeos, não tem a melhor qualidade, mas é o local mais visto e conhecido para procurar vídeos.
Este serviço é da Google.

Se tiveres ou não tiveres um site, ter um bolg também poderá ser importante para divulgar pequenas coisas que não sejam demasiado importantes para colocar no teu próprio site. Permite mais facilmente adicionar/editar/eliminar informação lá colocada (posts), permitindo também algum feedback pelos utilizadores visto que permite colocar comentários.
Este serviço é da Google.

Nunca usei este, mas pelo que sei, serve para ao colocar uma informação num sítio, essa informação é colocada automaticamente noutros sítios que indicarmos. Assim colocas a informação uma vez, e ela é colocada em todos os sítios que quiseres.

Se estiverem interessados em fazer emissões em directo de uma câmara de vídeo e/ou áudio para a Internet, poderão utilizar este site. Poderás indicar um link para este site para verem a emissão, ou colocar um código HTML e introduzi-lo no HTML do teu site ou blog, para as pessoas verem sem terem que sair do teu site/blog.

A Wikipédia é uma boa fonte de informação, se estás a oferecer um serviço ou existe algo que te identifica e destaca na web, então deverás colocar uma página na Wikipédia para as pessoas conhecerem o teu serviço ou o que tens para oferecer.


4. Controlar o trafego

Controlar o tráfego, saber o número de visitas, de onde vieram, quando tempo estiveram no site, que páginas mais foram vistas, etc., é importante! Assim, poderás melhor direccionar os teus conteúdos para o que os utilizadores mais procuram/se interessam.

Poderás utilizar diversos serviços como:

Google Analytics (Serviço Google)
Através de um código HTML que colocas no teu site/blog, poderás ver detalhadamente um diverso tipo de informação sobre o tráfego dos utilizadores. Mas o registo só fica guardado sobre os últimos 30 dias, mas poderás sempre que quiseres exportar toda a informação e guarda-la.

Site Meter
Ao colocares um pequeno código HTML no teu site/blog como no serviço acima, regista alguns dados sobre o tráfego de utilizadores ao site, não tão especificamente, mas por outro lado permite colocares no teu site/blog um "contador" de visitas.

Estes dois serviços utilizo em conjunto nos meus sites.


5. Apoio ao Twitter

O twitter é actualmente a ferramenta de "microblogging" com mais sucesso a nível mundial, mas como os 140 caracteres são por vezes pouco, e tudo fica pior se precisares de colocar um link (hiperligação). Os links normalmente são muito compridos, por vezes maiores que os 140 caracteres, para isso ficam aqui sugestões de sites que poderão "compactar" os links, ou seja, uma links de centenas de caracteres poderá ficar reduzido a 12 caracteres, e mesmo assim ligar ao link original.


(Post anteriormente escrito por mim a referenciar alguns dos sites para esse efeito)


É tudo, Bons Posts!
Vão dando notícias ;)


Jorge Ferreira @jomirife
2009/06/26

Sem comentários:

Enviar um comentário