sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Publicidade na web está a voltar a ficar intrusiva?


Nos últimos 10 anos têm se vindo a notar que a publicidade na web, cada vez mais se tenta "misturar" com os conteúdos e estrutura dos respectivos sites, para que assim não "assuste" o utilizador do site. Sendo aplicadas sobre determinadas regras de modo a ficar do agrado de qualquer utilizador. Mas no último mês, tenho vindo a reparar que as regras têm vindo a ser quebradas de várias formas e que o objectivo está a ser... "obrigar o utilizador a ver a publicidade de qualquer maneira".

No portal da sapo, a publicidade é bem gerida e organizada, mas como este post é sobre publicidade intrusiva vou mostrar uma situação que me aconteceu recentemente que me chamou a atenção porque me incomodou.


Hoje mesmo, ao abrir o e-mail do "hotmail" algo diferente aconteceu: Tive que ver uma publicidade antes de poder utilizar o e-mail. Mas nem é um tipo de publicidade "over-the-page", sou mesmo obrigado a ver o vídeo sem nada poder fazer. Uma abordagem muito estranha para o hotmail.




Este seguinte exemplo, já não considero intrusivo apenas se por curto:
A publicidades em vídeo antes de assistir ao vídeo que o utilizador quer, é um tipo de publicidade está cada vez mais a ser utilizado, sou a favor deste tipo de publicidade, mas o tamanho destas publicidades deveria depender do tamanho do video que realmente queremos ver. O formato de "spot's publicitários" de 30 segundos é muito utilizado principalmente nos EUA, e esses vídeos são também utilizados na web. Mas 30 segundos é demasiado tempo, eu acho que 10 segundo deveriam ser o máximo para quem apenas está a tentar ver um outro vídeo. Por isso defendo que quanto maior for o vídeo que realmente queremos ver, maior poderia ser a publicidade, porque quando a publicidade é muito grande... o utilizador começa a não gostar, e assim torna-se intrusiva.
O YouTube já usa o método de durante o vídeo têm vários pontos de publicidade, que interrompe o vídeo original para mostrar as publicidades. Sites de programas como o Tonight Show usa o método de exibir um vídeo publicitário antes de abrir o vídeo que realmente queremos ver, neste caso, são pequenos vídeos às vezes de 1 minuto mas que a publicidade é de 30 segundos, o que é muito tempo nesse caso.
A nível nacional, a SIC também utiliza esta maneira de ver uma publicidade antes do vídeo iniciar, dando mesmo a possibilidade de ver listas de reprodução de muitos vídeos seguidos, em que entre cada um deles é exibida a publicidade. Gosto deste modelo, acho que é eficaz, e não incomoda se as publicidades forem muito curtas.

Sem comentários:

Enviar um comentário