quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fotografia: Princípios básicos para fotografia DSLR (Abertura, Velocidade do obturador, ISO)

Blog Post: Fotografia Digital SLR / Digital SRL Photography - Princípios básicos para fotografia DSLR (Abertura, Velocidade do obturador, ISO)

Para obter fotografias boas em modo manual com a sua câmara DSLR precisa de dominar o conhecimento sobre Abertura da lente, Velocidade do obturador e o ISO, se dominar estas três características da sua máquina fotográfica, então conseguirá sempre um bom resultado no que pretende da sua fotografia.

Estas três características provocam efeitos positivos ou negativos, cabe a si compreender como funciona cada uma delas, as suas vantagens e desvantagens, e conjugar a configuração das mesmas para obter a fotografia que pretende criar e tornando das suas fotografias mais criativas.

Abertura da lente
É a abertura que a lente terá para deixar entrar a luz para o sensor enquanto a fotografia é disparada. A esta abertura é atribuído um valor de "f". Um valor de f menor significa que a abertura é maior, uma valor de f maior significa uma abertura menor. quando a abertura da lente é maior (valor de f pequeno) mais luz entra ao tirar a fotografia, e quando a abertura é pequena (valor de f grande) menos luz entra, isto irá afectar o resultado da fotografia em relação à luminosidade. Também desta forma poderá conseguir diferentes profundidades de campo, porque conseguirá limitar a distância focada do elemento que pretende ter focado. Se estiver a tirar um retrato de uma pessoa com um valor de f pequeno (grande abertura) terá a cara da pessoa focada e tudo o que está para trás ou para a frente desse ponto estará muito desfocado, mas se tirar a mesma fotografia com um valor de f grande (pequena abertura) o resultado é que terá a cara da pessoa focada mas o fundo do que está para trás da pessoa não estará tão desfocado, podendo tirar a atenção do rosto.

Velocidade do obturador
O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha para deixar entrar a luz que será registada pelo sensor. Então a velocidade do obturador é o tempo que esse mecanismo se mantêm aberto para recolher a luz. Esse tempo poderá ir de milisegundos, alguns segundos, ou mesmo longos segundos, tudo depende da quantidade de luz que pretende absorver ou do efeito que pretende criar. Se a velocidade for muito reduzida, pouca luz entra e a sua fotografia ficará mais escura, se a velocidade for grande, muita luz entra e a sua fotografia ficará muito clara, dependendo da quantidade de luz do local onde está a fotografar. Também se tirar uma fotografia com uma velocidade elevada de um elemento em movimento, a fotografia ficará com o movimento blur (arrastar) do elemento que se move, mas se a velocidade for muito pequena, poderá conseguir congelar uma fotografia desse mesmo elemento em movimento, mesmo que o elemento se mova a grande velocidade. Quando a velocidade utilizada é elevada (mesmo por mais pequena que ache) deverá utilizar um tripé para registar essa fotografia, porque o mínimo movimento da máquina poderá estragar toda a fotografia.

ISO
ISO é a sensibilidade da luz para a sua imagem. Um valor de ISO pequeno criará uma fotografia mais escura, enquanto um valor de ISO mais elevado criará uma fotografia mais clara. Normalmente um valor de ISO reduzido será ideal para as suas fotografias, um valor elevado de ISO poderá criar ruído/grão para a sua imagem. Mas por vezes poderá precisar de valores elevados de ISO para aumentar o brilho da sua fotografia entre outros pormenores.

Sem comentários:

Enviar um comentário