quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Marketing Digital: Segmentação e Privacidade

Blog Post: Marketing Digital - Segmentação e Privacidade

 Falando de Marketing digital, a segmentação e a privacidade são elementos que cada vez mais vão um contra o outro. No mundo do marketing, segmentar um mercado é dividi-lo em vários grupos para lhes chegar mas eficientemente, para isso precisamos de conhecer todo o mercado, e tendo essa informação começar a atribuir determinadas características sobre cada um dos grupos para atribuir as características que os definem, assim teremos os diversos segmentos que possibilitam conhecer o nosso público alvo. Essas características podem ser as mais variadas, na verdade toda a informação é útil e registada, sendo analisada no momento ou registada para futuro processamento. Aí entramos na privacidade, porque para estamos a guardar informação sobre os segmentos sem mesmo estes saberem que isso é feito, muitas das vezes é informação que os clientes/utilizadores não estariam dispostos a que ficasse registado. Mas na ótica de um marketeer toda a informação, e o máximo de informação é importante e essencial, dessa forma poderá ser mais fácil atingir um público alvo específico para um produto.

No processo de segmentação existem quatro etapas:
1 - Critérios de segmentação: Critérios geográficos, demográficos, económicos e sociais. Conhecer a reacção do consumidor face ao produto, a sua reacção, valor disposto a pagar, quantidade que possa interessar, e a regularidade com que estaria interessado em adquirir o produto.
2 - Características de cada segmento;
3 - Escolher os segmentos de mais interesse para o produto;
4 - Política de marketing face ao respectivo produto.

Para que a segmentação seja mais filtrada e eficiente, existe por vezes violação da privacidade, mas as grandes empresas cada vez mais criam campanhas que fazem com que o cliente/utilizador ceda essas informações de livre e espontânea vontade.

A evolução da tecnologia da informação veio alterar e também facilitar a aquisição de informação pessoal útil para a segmentação. As redes sociais são os sítios onde isso acontece de forma mais directa e o Facebook é das maiores empresas na Internet que gere uma enormíssima quantidade de informação privada, que utiliza para direccionar com grande eficiências os produtos que pretende fazer chegar a cada utilizador, onde as empresas vão buscar a informação para direccionar as suas campanhas de marketing.

Na era das Novas Tecnologias Digitais, Segmentação e Privacidade, andam muito juntas.

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