sábado, 19 de abril de 2014

Esquema para montagem de sistemas de som: Cabine de DJ | Estúdio de Rádio | Espectáculo ao Vivo | Estúdio de Gravação

Blog Post: Esquema para montagem de sistemas de som: Cabine de DJ | Estúdio de Rádio | Espectáculo ao Vivo | Estúdio de Gravação [en] Scheme for setting up sound systems

Esquemas básicos para montagem de sistemas de som em 4 diversos tipos de ambientes profissionais:
  • Cabine de D.J.
  • Estúdio de Rádio
  • Espectáculo ao Vivo
  • Estúdio de Gravação
Estes esquemas são apenas para efeitos educativos e académicos, se você não percebe de áudio e sistemas de som, não ficará a saber com estes esquemas. Necessita de conhecimento profundo sobre equipamentos, cablagem, ligações, etc. Se pretender montar um sistema de som de alta complexidade para o seu negócio, deverá contactar um profissional.

Esquema de sistema de som: Cabine de D.J.
Para montar um «sistema de som numa Cabine de DJ deverá ter uma mesa de mistura. Na mesa deverá ligar 1 ou mais equipamentos semelhantes dependendo das entradas que tem disponíveis e da necessidade que tem. Nas entradas deverá ligar o Computador no LineIn, Gira-discos no PhonoIn, Leitor de CD no LineIn, Microfone no MicIn. Nas saídas, Coluna amplificadora/auscultadores no BootOut, e no STOut sairá o áudio final que será emitido nas colunas, onde tem, Limitador > Equalizador > Amplificador > Colunas.


Esquema de sistema de som: Estúdio de rádio
Para montar um «sistema de som num Estúdio de Rádio» deverá no posto de emissão, uma mesa de mistura onde terá ligados múltiplos microfones nas entradas de MicIn conforme o número de pessoas que terão que falar, ligados nos LineIn os diversos sistemas de leitura de músicas e mesmo um ou mais computadores, terá também como saída no CROut os auscultadores para aqueles que também usam os microfones. Toda a mesa estará ligada ao Patch. Na parte da reggie, o sistema é da mesma forma, mas neste não terá que introduzir pistas de áudio (músicas), mas onde deverá gravar o áudio que passa pela mesa.


Esquema de sistema de som: Espectáculo ao vivo
Para montar um «sistema de som num Espectáculo ao vivo» é um dos sistemas mais complexos de montar porque não se reside a um único sistema de distribuição e recepção de áudio. Do lado mais junto à zona de espectáculo terá uma Stage Box onde todos os cabos estarão ligados de todos os equipamentos, a essa SB terá a recepção do áudio dos instrumentos e dos microfones, que estarão ligados à mesa de mistura, que por sua vez transmite esse áudio para os auscultadores dos artistas, nessa mesa será controlado que áudio cada AuxOut irá ouvir, por exemplo, o baterista não precisa de ouvir o seu instrumento mas ouve o cantor, e o cantor não precisa de se ouvir a cantar mas pode ouvir um ou mais instrumentos específicos. Todo o áudio, em separado, será transferido para a uma melhor mesa de mistura fora do palco, com um sistema LeftRight, essa mesa estará ligada à uma Rack que terá tudo o que é necessário para introduzir e gravar o áudio do sistema.


Esquema de sistema de som: Estúdio de gravação
Para montar um «sistema de som num Estúdio de Gravação» deverá ter como base principal uma mesa de mistura de alta qualidade. Na sala de captação que deverá ser devidamente isolada, terá ligado à mesa os múltiplos microfones ligados no MicIn, os múltiplos auscultadores no AuxOut onde irá controlar o que cada um deles irá ouvir. Na Reggie terá a mesa, onde terá colunas que irão reproduzir o som individual ou misturado para poder acompanha, terá também um sistema de gravação que irá gravar todas as pistas individuais que passam pela mesa. Ligado à mesa no LineIn terá ligado a rack onde terá todos os sistemas de leitura e equalização que irá necessitar para obter o melhor som.

Sem comentários:

Enviar um comentário